< menu

Ciribaí Praia Hotel

São Sebastião Litoral Norte SP

São Sebastião | Hotel, Pousada Litoral Norte SP

A “descoberta” de São Sebastião como destino turístico ocorreu após a abertura da rodovia Rio-Santos no final dos anos 70, proporcionando ao município mais uma oportunidade de desenvolvimento, agora baseada no turismo. Com suas pousadas, São Sebastião é, de maneira controlada e ecológica, um dos mais belos destinos turísticos hoje.

Patrimônio Histórico de São Sebastião Litoral Norte SP

Uma das cidades mais antigas do estado de São Paulo, o município de São Sebastião tem sete quarteirões e vários outros edifícios tombados isoladamente pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arquitetônico e Turístico do Estado) desde 1969. Entre as construções mais significativas do centro estão a Igreja Matriz, a Casa de Câmara a Cadeia e a Casa Esperança.

A Matriz foi originalmente implantada no século XVII, mas a construção atual data do século XIX. O prédio em taipa mantém características da influência jesuítica.

A Casa de Câmara e a Cadeia têm as características da arquitetura do século XVII, similar a outras existentes em Minas Gerais. Ali funcionou o pelourinho, que existia até algumas décadas atrás. A Casa Esperança é a construção histórica mais nobre do município, feita em pedra e cal, com argamassa de conchas, areia e óleo de baleia e é tombada também em nível nacional, pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional). As pedras que ornam as esquadrias – vindas prontas de Portugal – e as pinturas no teto demonstram uma riqueza que não era comum nas construções da época em São Sebastião, que nunca foi um município rico como Paraty, por exemplo. É exemplarmente mantida por particulares.

Também na Rua da Praia, ao lado da Casa Esperança, está a sede da Secretaria de Turismo, Esportes e Cultura, construção do início do século XX e que abrigou o primeiro grupo escolar da cidade. O sobrado do antigo Hotel Praia também pode ser visto dois quarteirões adiante, mas hoje se encontra com manutenção precária por parte de seus proprietários.

Ainda no centro, na Rua Sebastião Silvestre Neves, está a capela de São Gonçalo que foi recuperada e que sedia o Museu de Arte Sacra. A Casa Dória, construída em 1906 próximos à Praça Antônio Argino é um exemplo de transição entre a arquitetura colonial e a modernidade e abrigou uma das famílias mais tradicionais da cidade, os Dória. A Sede da Divisão de Patrimônio Histórico-Cultural da Secec está no sobrado da Praça da Matriz, uma construção do século XIX.

Fora do Centro estão dois importantes exemplos do nosso patrimônio: o Convento de Nossa Senhora do Amparo e a Fazenda Santana. O convento, no bairro São Francisco, é o prédio mais antigo do município, datando do século XVII. A Fazenda Santana, no Pontal da Cruz, teve sua primeira sede construída no século XVIII; a de hoje é uma reconstrução. Seu aqueduto, herança dos tempos em que a Fazenda foi engenho de cana, também merece ser visto.

Datadas em sua maioria do início do século XX, as capelas caiçaras nas praias também merecem ser visitadas como representantes do patrimônio cultural sebastianense. Elas estão protegidas por lei e algumas, como as de Barra do Sahy, Maresias, Toque Toque Grande e Pequeno ainda guardam muito da singeleza de suas construções originais.

Atrações de São Sebastião | Litoral Norte SP

Centro histórico
São sete quarteirões tombados pelo Patrimônio Histórico Nacional. Conserva um núcleo arquitetônico colonial com construções seiscentistas.

Casarões
No centro se encontram os casarões coloniais, propriedades de famílias abastadas. Foram construídos ao redor da Igreja Matriz e há três séculos representam o avanço político e social do município.

Convento de Nossa Senhora do Amparo
É o prédio mais antigo da cidade. Localizado à beira mar, o Convento e sua igreja compõem um dos cenários mais belos e interessantes que podem ser vistos em São Sebastião.

Fazenda Santana
Localizada no bairro do Pontal da Cruz, e construída em 1743, possui um sobrado de pedra e taipa que abriga a residência da família, a Capela e um Engenho.

Igreja Matriz
É um marco na história do povo caiçara, sendo um importante símbolo de religiosidade e desenvolvimento do município de São Sebastião.

Praias
São muitas: Enseada, Cigarras, São Francisco, Olaria, Arrastão, Pontal da Cruz, Deserta, Porto Grande, Centro, Preta, Grande, Pitangueiras, Cabelo Gordo, Baraqueçaba, Guaecá, Brava, Toque- Toque Grande, Toque Toque Pequeno, Calhetas, Santiago, Paúba, Maresias, Brava, Boiçucanga, Camburi, Baleia, Barra do Sahy, Conchas, Juquehy, Barra do Una, Juréia e Boracéia.

Trilha da Cachoeira do Ribeirão do Itu
São 6 horas de caminhada pela Mata Atlântica observando a fauna e a flora, entrecortada por travessia de rios e banhos em cachoeiras com água cristalina.

Trilha da Praia Brava
Trilha em que o destino final é uma praia deserta de areia branca e mar com forte ondulação. A vista no caminho é de mata de encosta e restinga.

Trilha do Morro do Abrigo/Guaecá
Sai do Morro do Abrigo e passa por antigos sítios dentro do Parque. Muitas frutas silvestres podem ser experimentadas pelo caminho. O destino final é um banho na praia do Guaecá.

Trilha da antiga estrada do Limeira
Sai do bairro da Enseada e vai até a Estrada do Rio Pardo. Ótima para passeios a cavalo ou jipe e prática de mountain bike.

Surfe
As melhores praias para a prática do surfe são Maresias, Brava, Juréia, Camburi e em pleno mar aberto na Ilha Montão de Trigo.

Canoagem
Pode ser praticada na Barra do Una.

Rapel
Pode ser praticado nas cachoeiras de Boiçucanga.

Mergulho livre
Na Barra do Sahy, Ilhas, Alcatrazes, Ilha dos Gatos, Ilha de Toque Toque, Montão de Trigo, Baleia e Paúba.

As ilhas
São Sebastião tem muita água cristalina, praias desérticas, golfinhos. Tudo isso cercado pelo mar. As principais: Ilha das Couves, Arquipélago de Alcatrazes, Ilhas, Ilha do Gato, Montão de Trigo e Ilha de Toque-Toque.

Noite
A vida noturna é agitada, principalmente na praia de Maresias.

São Sebastião | Hotel, Pousada Litoral Norte SP

São Sebastião compõe com Ilhabela, Caraguatatuba e Ubatuba o litoral norte paulista. Tem população de 48.596 habitantes, distribuída por seus 401 km de território montanhoso, coberto pela Mata Atlântica, com 100 km de costa ornamentada por mais de 30 praias de visuais belíssimos, que atraem turistas de todo país, sendo importante fonte de divisas. Tem comércio ativo e turismo competitivo, Suas trilhas e cachoeiras são os principais atrativos para os aventureiros.