< menu

Ciribaí Praia Hotel

Ofurô

ofuro-ftr

Furô é uma palavra de origem japonesa que tem significado banho, sendo uma técnica milenar que há alguns anos começou a ser difundido no Ocidente e apelidado Ofurô.

É um presente dedicado à você! É o seu momento de renovar os pensamentos, recuperar a energia e encontrar seu equilíbrio físico e mental.

A Banheira

O Ofurô é um tanque oriental feito de madeira-de-lei, muito utilizado no Japão em rituais de purificação e relaxamento. É totalmente artesanal e sua confecção dispensa pregos e parafusos, pois é feito com uma técnica especializada de encaixes das madeiras.

Os orientais acreditam que o aço e o metal retêm energias negativas. Além disso, normalmente construídos em cedro rosa, exalam aroma e liberam essências que reforçam os efeitos do banho. Inicialmente utilizados por imperadores e senhores feudais japoneses no alívio das tensões das batalhas, o Ofurô é milenar e está sendo muito utilizado pelos ocidentais devido aos seus poderes terapêuticos contra o stress e cansaço físico/mental.

A temperatura da água pode ser natural chegando até 40º conforme a temperatura desejada. Possui uma excepcional capacidade térmica que mantém a água aquecida, perdendo somente em torno de 5º a cada 24 horas.

Tradição

Na tradição japonesa o banho, antes de ser uma necessidade higiênica, era um ritual de purificação espiritual.

Esse ritual altamente sofisticado tem sua origem no Shintô, religião original do Japão, que cultua o sagrado na natureza, enfatizando primordialmente a purificação.

A imersão em uma fonte termal era um ato de limpeza religiosa e, ao mesmo tempo, um momento para contemplar as forças elementares do Universo, com a ajuda da meditação induzida pelo banho.

O primeiro ato de purificação com água é descrito no Kojiki, o mais antigo livro japonês, onde o mitológico Deus Izanagui (equivalente à energia Yin em chinês), após visitar sua falecida companheira deusa Izanami (equivalente a energia Yang em chinês), tomou um banho purificador (mizogui) e quando lavava o olho esquerdo nasceu Amaterassu o Mikoto (deusa-Sol) a principal divindade do Japão, do olho direito nasceu Tsukiyoni (deus-Lua), e do nariz Suzano no Mikoto (deus-Tempestade).

O fato da deusa Amaterassu, a padroeira do Japão e ancestral da família imperial, ter sido criada durante um banho, tornou o ato de banhar-se a alma da tradição de beleza japonesa.

Benefícios

Através do aquecimento profundo, obtém-se: dilatação dos vasos sanguíneos, melhorando a circulação, relaxamento muscular, combatendo a insônia, dilatação dos poros cutâneos, limpando e hidratando a pele, alivia problemas de coluna, reumáticos, fadiga, melhora da aparência física, mais bem estar e disposição.

É indicado para combater o estresse, a ansiedade, dor muscular, proporcionando sempre relaxamento, bem-estar e melhora na auto-estima. Além de ser uma fonte de reposição de água para nosso organismo.

O Ritual do Banho

O ritual do banho é uma técnica terapêutica, que vem sendo resgatada de culturas milenares para atualidade, unindo o homem moderno as fontes naturais de saúde e equilíbrio.

No banho de ofurô, a temperatura da água fica entre 32 e 38 graus, a banheira é feita de ripas de cedro – madeira nobre, que ajuda a conservar a água quente por mais tempo.

O formato da banheira, a posição do corpo de quem se banha, o volume e a temperatura da água, lembram um útero materno, trazendo sensação de conforto, segurança e bem-estar.

É um ritual que celebra todos os sentidos e prepara a pele para o toque, podendo ser associado a outras técnicas terapêuticas, como a massagem, acupuntura e estética.

A Água

Tendo como componente principal a água, que é conhecida como um dos elementos da natureza com grande e eficiente propriedade terapêutica, já que 80% do organismo é constituída por ela, este elemento pode ser reposto não apenas através da ingestão, mas também na forma externa, através dos banhos.

A água também é associada às emoções, considerada como depurativa e diurética, absorve e drena os resíduos de toxinas, alivia tensões e o estresse, estimula a circulação e acalma, através dos banhos.

Os Aromas

Para complementar o ritual do banho, são utilizados os benefícios da Aromaterapia. Os incensos estimulam, através do olfato, o sistema nervoso central, o cérebro, a memória e a psique, pois induzem a liberação de substâncias neuroquímicas que podem ser sedativas, estimulantes ou relaxantes.

Possuem a capacidade de reestabelecer o equilíbrio da mente e de todos os sistemas do corpo humano.

Suas propriedades também auxiliam na elevação espiritual, no relaxamento, na meditação e na sensação de bem estar.

Duração do Banho: 30 minutos

Consulte-nos sobre nosso Menu de Incensos e agende o seu banho na recepção. Valores a consultar.

Desfrute desse prazer bem aqui!